terça-feira, 31 de março de 2015

Resenha HQ - Demolidor: A Queda de Murdock


Dia 10 de abril estreiará a nova série da Netflix: Demolidor. A série que contará com atores como Charlie Cox (Demolidor/Matt Murdock), Vicent D'Onofrio (Rei do Crime), Deborah Ann Woll (Karen Page) entre outros, vêm para se juntar a outras grandes séries da Netflix, como House of Cards e Better Call Saul.

Enquanto estamos aguardando o lançamento de mais essa série, resolvi escrever uma resenha da minha HQ preferida do Homem Sem Medo, Demolidor: A Queda de Murdock, publicada nas edições 227 à 233 da revista Daredevil, em 1986.

A HQ escrita por Frank Miller e ilustrada por David Mazzucchelli, a mesma dupla que também trabalhou na excelente HQ Batman: Ano Um (em breve resenha aqui no blog) tráz como sinopse: "Wilson Fisk, o Rei do Crime. Um homem diabólico, cujo império criminoso se tornaria impossível de ser contido se não fosse a interferência contínua do advogado Matt Murdock, mais conhecido como Demolidor. Certo dia, Fisk recebe uma informação revelando a identidade secreta do herói ... e dá início a uma devastadora campanha de vingança, cujo objetivo é não apenas destruir o Homem sem Medo, mas todo o mundo ao seu redor." 

Como a sinopse mesmo sugere, Demolidor: A Queda de Murdock (Born Again no exterior), retrata a queda e o renascimento do herói, e nas mãos de Frank Miller, a história ganha uma carga dramática eletrizante. Retratada de quatro pontos de vista distintos (Matt Murdock, Karen Page, Rei do Crime e o jornalista Ben Urich), a vida de Murdock é destruída após sua ex-namorada, Karen Page, vender sua identidade secreta à um traficante, que revende a informação ao Rei do Crime. A partir daí, o Rei do Crime deseja acabar com o homem por trás da máscara, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

A desconstrução do herói, para sua posterior volta, é feita de maneira adulta e muito "pé no chão", resultando em uma história forte, como é esperado nas obras de Miller. Por outro lado, a arte de Mazzucchelli consegue retratar a queda de Matt com um realismo impressionante e, muitas vezes, brutal.

O fato do herói ser retratado de maneira humana, é um dos pontos que mais me agrada nessa revista, tornando Demolidor: A Queda de Murdock a minha HQ preferida do herói e uma das minhas HQ's preferidas como um todo.

Frank Miller e David Mazzucchelli conseguiram criar uma história do Demolidor que, quase três décadas depois, ainda está longe de ser superada e dificilmente será. Indico a todos e espero, sinceramente, que a série Demolidor seja tão boa quanto essa HQ, ou que chegue próximo.

Nota: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário